Universidade, protagonismo e o cenário do ensino superior brasileiro.

 

Segundo Sérgio Buarque de Holanda, seja qual for o caminho da humanidade, ele passa pela universidade, e esta terá que ser ágil e flexível, frente aos desafios em busca de uma educação de qualidade que permita a integração entre a sociedade e suas organizações. Diante deste protagonismo, a responsabilidade social da universidade no processo de formação e na validação do saber, torna-se inevitável para a integração do indivíduo no contexto social em que vive, pois é por meio do conhecimento adquirido ao longo de sua vida e também na universidade que o indivíduo poderá intervir no meio social que vive, implementando as medidas necessárias para a transformação da realidade vivida.

A responsabilidade social da universidade, nunca foi tão discutida como nos dias atuais, existe um movimento que aponta para democratização do conhecimento, como um dos meios necessários para o desenvolvimento do país. Muitos foram os avanços desde o surgimento da universidade aqui no Brasil, neste sentido quando falamos em avanço incluímos não só a expansão da número de universidades, tanto no setor público como no privado, mas também na democratização do acesso às universidades e modernização política administrativa e pedagógica de muitas instituições, as quais já entenderam que o conhecimento é algo precioso demais para ficar restrito aos muros dos campus universitários ou a grupos elitistas.

Ainda existe um longo caminho a ser percorrido, estamos longe de sermos um sistema educacional acessível a todos, este é aliás um dos maiores desafios da educação superior no país, garantir não só o acesso, mas também a permanência e a qualidade no processo de formação do cidadão apto para exercer o pleno direito de ser cidadão e não mais um mero profissional preparado para atender as demandas do mercado.

 

 

 

 

 

 


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