EDUCAÇÃOteoria e prática. 

Não dá pra falar em educação em nosso país sem mencionar o papel preponderante dos grandes pensadores e suas contribuições para o debate e avanços conquistados até aqui. Falar em educação superior sem mencionar Anísio Teixeira é inconcebível, afinal ele é considerado o principal idealizador, mobilizador e articulador das grandes mudanças que definiram os rumos da educação no Brasil. No entanto seu campo de atuação não se resumiu apenas ao ensino, teve importante participação no processo político e pedagógico, que garantiu educação gratuita para todos e foi pioneiro na implantação de escolas públicas para todos os níveis.

Como teórico da educação, não se preocupou apensa em defender suas teorias, sua atuação não se deu apenas no campo das ideias, antes atuou diretamente em várias frentes, para ver concretizado aquilo que considerava importante na educação. Pra tanto se projetou para além da função de gestor das reformas educacionais e atuou principalmente como político e filósofo da educação. Sua inquietação diante dos fatos, foi a mola mestra e propulsora de seu pensamento, ´para ele a verdade não é algo definitivo, mas algo que se busca continuamente, e acredita em “uma educação em mudança permanente, em permanente reconstrução”

 Anísio Teixeira acreditava em uma educação capaz de tornar o homem consciente e preparado para resolver seus problemas, um homem intelectual, pelo conhecimento das ciências, arrojado pelo uso da tecnologia e social pela prática e vivência democrática, para ele o homem educado é aquele que sabe ir e vir em segurança, pensar com clareza, querer com firmeza e agir com afinco. Acreditava numa educação democrática, onde mestres e alunos tenham liberdade ao pensar e professor incentive o aluno não só a pensar, mas a julgar por si mesmo. Nos adverte que o ato de aprender, durante muito tempo era apenas memorização e que hoje não existe mais espaço para este modelo de educação que não ensina o aluno a questionar, a pesquisar para construir seu saber. Para o pensador não se aprendem apenas ideias ou fatos, mas também senso crítico, afinal " um homem culto e um homem diplomado são duas coisas, infelizmente, bem diversas entre nós."(Teixeira,1935)

 




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